Início Sociedade Um milhão de pessoas fugiram da Ucrânia na primeira semana

Um milhão de pessoas fugiram da Ucrânia na primeira semana

AFP

Um milhão de refugiados fugiram da Ucrânia para países vizinhos desde o início da invasão russa há uma semana, informou o Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, hoje

Um milhão pessoas já fugiram da Ucrânia. “Em apenas sete dias, vimos o êxodo de um milhão de refugiados da Ucrânia para países vizinhos”, tuitou Grandi.

“Para milhões de outros, dentro da Ucrânia, é hora das armas caírem para que a assistência humanitária possa alcançar e salvar vidas”, acrescentou.

O chefe da Agência da ONU para Refugiados (Acnur) planeja viajar nos próximos dias para a Romênia, Moldávia e Polónia, três dos países que recebem esse fluxo de refugiados.

Leia mais sobre o assunto em: Ministros da UE organizam resposta a onda de refugiados da Ucrânia

De acordo com dados da guarda de fronteira da Polónia, mais de 500.000 pessoas entraram no país desde a Ucrânia até às 15h00 locais desta quarta-feira (11h00 de Brasília).

Um balanço da ONU não atualizado desde terça-feira indica que outras 115.000 pessoas fugiram para a Hungria e cerca de 80.000 foram para a Moldávia.

Nesta semana, a Acnur apresentou um pedido emergencial para a arrecadação de 1,7 bilhão de dólares para ajudar as pessoas exiladas ou deslocadas pelo conflito na Ucrânia.

De acordo com suas estimativas, 12 milhões de pessoas no país e outras quatro milhões no exterior precisarão de proteção e assistência nos próximos meses.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!