Início Desporto Quem são os 13 jogadores brasileiros do Shakhtar

Quem são os 13 jogadores brasileiros do Shakhtar

Nos últimos 20 anos, o Shakhtar Donetsk tem sido uma das principais portas de entrada para os jogadores do Brasil com o sonho de jogar no futebol europeu. Atualmente, o clube ucraniano conta com 13 atletas do país.

Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, na madrugada de quinta-feira (24), eles passaram a pedir o apoio do governo brasileiro para conseguir deixar o território ucraniano. Alguns deles aparecem no vídeo em que atletas e seus familiares fazem um apelo por ajuda.

vídeo foi gravado em um hotel em Kiev, cidade que o Shakhtar adotou recentemente como sua nova casa. O clube não atua em Donetsk, sua cidade natal, desde 2014, justamente por conflitos militares.

Há oito anos, o governo do russo Vladimir Putin fez os primeiros ataques ao território ucraniano e a equipe teve de deixar sua casa, já que o estádio Donbass Arena foi bombardeado nos confrontos armados entre o exército ucraniano e as forças separatistas pró-Rússia.

A equipe, então, foi forçada a se mudar. Primeiro, passou a jogar em Lviv, a cerca de 1.000 km de Donetsk. Depois, em 2017, foi a Kharkiv. E, a partir da temporada 2019/20, começou a mandar os jogos na capital Kiev.

Ao longo dos últimos anos, o clube sempre contou com jogadores do Brasil em seu elenco. A tradição ganhou força a partir de 2004, quando o treinador romeno Mircea Lucescu, que comandou o time por 12 anos, até 2016, passou a indicar a contratação de atletas do país.

Atualmente no Dínamo de Kiev, ele se tornou fã do futebol brasileiro quando, como capitão da Romênia, enfrentou a seleção brasileira de 1970, com nomes como Pelé, Tostão e Jairzinho.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!