Início » Biden diz que ainda “há margem para a diplomacia” impedir a invasão

Biden diz que ainda “há margem para a diplomacia” impedir a invasão

Lusa

O Presidente dos EUA disse ontem que ainda há “margem para a diplomacia para impedir a escalada” militar russa na Ucrânia, dizendo que a Casa Branca apresentou “ideias concretas” para estabelecer “um ambiente seguro na Europa”

Ainda há margem para a diplomacia impedir a invasão. Discursando na Casa Branca em Washington, Joe Biden adiantou que a diplomacia é a “melhor forma para todas as partes”.

“Iremos continuar com os nossos esforços diplomáticos, com consultas estreitas com os nossos aliados e com os nossos parceiros. Enquanto houver diplomacia que impeça o sofrimento e o uso da força iremos continuar a fazê-la”, salientou, num discurso sem direito a perguntas dos jornalistas.

De acordo com chefe de Estado, os Estados Unidos propuseram “novas medidas de controlo de armamento, novas medidas de estabelecimento de manutenção de estabilidade”, alertando a Rússia de uma possível interferência norte-americana.

Leia mais sobre o assunto em: Ucrânia: Rússia ainda não tomou decisão final sobre invasão

“Não iremos sacrificar os nossos princípios básicos. As nações têm direito à sua soberania territorial e à liberdade de escolher o seu próprio caminho. Escolher o tipo de ambiente que desejam viver”, indicou.

Joe Biden referiu ainda que o Ministério da Defesa russo disse que algumas unidades militares estavam a abandonar as fronteiras com a Ucrânia, mas sem “provas consistentes”.

“O Ministério da Defesa russo relatou que algumas unidades militares estão a abandonar algumas das suas posições na Ucrânia. Isso será um bom sinal… Ainda não o verificamos de forma consistente, ainda não houve essa prova consistente. A nossa embaixada [norte-americana] indica que ainda se mantêm em posições ameaçadoras”, alertou.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!