Início » Pico da 5.ª vaga já terá sido atingido em Portugal

Pico da 5.ª vaga já terá sido atingido em Portugal

O pico da 5.ª vaga pandémica terá sido já atingido no passado dia 25, apontando os indicadores para o início da descida do número de novas infeções. Processo este alavancado pelo decréscimo da incidência nas faixas etárias mais novas, que impulsionaram também esta onda, com números de infeções nunca vistos nestes quase dois anos de pandemia, mais do que duplicando em janeiro passado.

Segundo o matemático Óscar Felgueiras, que tem apoiado no Governo no combate à crise sanitária provocada pelo SARS-CoV-2, o pico de incidência nos 0-9 anos “terá sido atingido a 23 janeiro, com uma incidência máxima de 7959 casos por 100 mil habitantes a sete dias”. Daí em diante, verifica-se uma descida de 12%. Com impactos diretos na incidência nacional, na medida em que “as crianças lideraram a subida e lideram a descida”. Para o professor da Universidade do Porto, “o mais provável é que o pico, numa média a sete dias, tenha ocorrido a 25 janeiro”.

Também o Indicador de Avaliação da Pandemia desenvolvido pela Ordem dos Médicos e pelo Instituto Superior Técnico aponta no mesmo sentido. “Em princípio, neste momento, estamos numa fase com alguma sustentabilidade, com lenta descida do indicador, que está há vários dias a descer, estando já abaixo dos 100 [95.15], depois de ter estabilizado nos 105/103 [ponto crítico]”, explica ao JN Filipe Froes, coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos para a covid-19. “Dá a entender que o pico da atividade já foi atingido”, corrobora o pneumologista.

Realidade regional

“Na maior parte das outras faixas etárias estamos a assistir a uma estabilização, com abrandamento do crescimento dos casos gerais, o que dará lugar ao início de uma descida”, explica, ainda, Óscar Felgueiras. Com exceção da incidência dos maiores de 70 anos que, apesar de baixa, “mantém ainda uma certa tendência de subida, com algum reflexo nos óbitos”, sublinha.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!