Início » África Ocidental palco de sucessivos golpes de Estado militares

África Ocidental palco de sucessivos golpes de Estado militares

A sucessão de golpes de Estado, tentados e efetivados, prossegue na região da África Ocidental desde Agosto de 2020, com a deposição do então Presidente do Mali, tendo a Guiné-Bissau protagonizado na terça-feira o último episódio semelhante.

Em 18 de Agosto de 2020, o então Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, foi derrubado após vários meses de crise política. Em 5 de Outubro do mesmo ano foi formado um governo de transição, que deveria entregar o poder a um governo legitimado por eleições num prazo previsto de 18 meses.

Em 24 de Maio de 2021, porém, os militares prenderam o presidente e o primeiro-ministro de transição, na sequência de um novo governo de transição que não foi do seu agrado. O coronel Assimi Goïta foi então empossado como presidente para o período de transição em Junho. A junta militar liderada por Goïta voltou entretanto atrás no compromisso assumido de realizar eleições em Fevereiro de 2022, que teriam reconduzido os civis ao poder, o que justificou a imposição de sanções severas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website