Início » Presidente Joe Biden – o líder necessário

Presidente Joe Biden – o líder necessário

A 20 de janeiro de 2021, Joe Biden, que então iniciava o mandato como 46.º presidente dos Estados Unidos, simbolizava a esperança europeia do regresso do país à diplomacia e ao multilateralismo. “America is back“, prometeu. E poucos dias depois, os EUA estavam de volta ao Acordo de Paris e à Organização Mundial de Saúde. Nos meses seguintes, o presidente escolheu a Europa como a sua primeira viagem oficial, assumiu o compromisso com o combate às alterações climáticas, com a cooperação no comércio internacional e, de modo particular, com a NATO, não obstante os desafios que a organização enfrenta.

Este mês, Joe Biden concretizou a promessa de unir países de todo o mundo em torno da defesa dos valores democráticos na Cimeira para a Democracia, reforçando a prioridade assumida por esta administração de defender a democracia à escala global.

Temos assistido a um crescimento do populismo, dos nacionalismos e das tensões sociais. A pandemia foi oportunidade e pretexto para o endurecimento de regimes autocráticos e movimentos antidemocráticos por todo o mundo.

A reversão desta recessão democrática vai exigir mais de Joe Biden, dos Estados Unidos e dos restantes líderes democráticos.

Esse trabalho começa em casa, garantindo a credibilidade da democracia, e da sua inigualável capacidade de atração. O Presidente assumiu uma agenda legislativa forte, que inclui um ambicioso investimento em infraestruturas e um programa de despesa social e climática. Mas a promessa de moderação política confronta-se com a exigente tarefa de governar para todos os americanos e construir pontes, num contexto de crescente polarização.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!