Criticada Cimeira da Democracia virtual a realizar nos Estados Unidos

Criticada Cimeira da Democracia virtual a realizar nos Estados Unidos

A cimeira virtual arranca na quinta-feira e não conta com a participação de países como a China e a Rússia, entre outros

O Partido Comunista da China criticou sábado a democracia norte-americana, censurando duramente a Cimeira da Democracia Global liderada pelo Presidente dos Estados Unidos, que decorre na próxima semana, e exaltando as virtudes do seu sistema de governo.

Responsáveis do partido questionaram a capacidade de “um país polarizado que teve uma péssima resposta à [pandemia de] covid-19” dar lições a outros e consideraram que as tentativas de forçar os outros a copiar o modelo democrático ocidental estão “fadadas ao fracasso”.

A pandemia expôs defeitos do sistema norte-americano, afirmou o vice-director do Gabinete de Pesquisa Política do Partido Comunista, Tian Peiyan, citado pela agência de notícias Associated Press (AP), que considerou que a culpa pelo grande número de mortes por covid-19 nos EUA é das disputas políticas e de um Governo dividido desde o nível mais alto até ao mais baixo.

Leia mais sobre o assunto em: Uso da Cimeira pela Democracia para isolar China vai falhar

“Uma democracia assim não traz felicidade, mas sim desastre para os eleitores”, disse, numa conferência de imprensa para divulgar um relatório do Governo.

Ao contrário de Taiwan, nem a China nem a Rússia estão entre os cerca de 110 governos que foram convidados para a “Cimeira da Democracia” virtual de Biden, que começa na quinta-feira e que pretende abordar o fortalecimento da democracia, o combate ao autoritarismo, a corrupção e os direitos humanos.

As relações entre os EUA e a China continuam tensas, apesar de uma reunião virtual entre Biden e o líder chinês, Xi Jinping, realizada no mês passado.

O Presidente norte-americano sublinhou repetidamente as diferenças para com a China na sua narrativa de que os EUA e os seus aliados demonstram que as democracias oferecem à humanidade um caminho melhor para o progresso do que as autocracias.

Related posts
ChinaPolítica

PCC expulsa alto quadro das reservas estratégicas de grãos

MundoPolítica

'Guerra Fria' China-EUA e invasão da Ucrânia pela Rússia improváveis

ChinaDesporto

China diz que EUA pagarão o preço por boicote diplomático aos JO

ChinaPolítica

Uso da Cimeira pela Democracia para isolar China vai falhar

Assine nossa Newsletter