Biden convida 110 países para cimeira virtual sobre a democracia

Biden convida 110 países para cimeira virtual sobre a democracia

O presidente americano convidou cerca de 110 países para uma cimeira virtual sobre a democracia em dezembro, incluindo grandes aliados ocidentais, mas também o Iraque, Índia e Paquistão, segundo uma lista ontem publicada no site do Departamento de Estado

110 países foram convidados a participar numa cimeira sobre democracia. A China, principal rival dos Estados Unidos, não foi convidada, enquanto Taiwan, sim – uma medida que pode irritar Pequim. A Turquia, que assim como os Estados Unidos, é país-membro da NATO, também está ausente da lista de países participantes.

Dos 110 países que participam da cimeira sobre democracia, do Oriente Médio, apenas Israel e o Iraque foram convidados para este encontro virtual organizado por Biden a 9 e 10 de dezembro. Aliados árabes tradicionais dos Estados Unidos como Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Catar ou Emirados Árabes Unidos não foram chamados.

O presidente dos Estados Unidos convidou o Brasil do presidente Jair Bolsonaro.

Na Europa, a Polónia será representada, apesar de tensões recorrentes com Bruxelas sobre o respeito ao Estado de Direito, embora a Hungria, liderada pelo controverso primeiro-ministro Viktor Orbán, não esteja na lista do Departamento de Estado.

Já na África, estão entre os convidados a República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul, Nigéria e Níger.

Related posts
ChinaPolítica

Washington quer reforçar posição militar contra China e Rússia

MundoSociedade

Pfizer e J&J trabalham nas suas vacinas anticovid contra a Ómicron

MundoPolítica

EUA retomam negociações com os Talibãs na próxima semana

FuturoLifestyle

NASA lança nave espacial para desviar trajetória de asteróide

Assine nossa Newsletter