Primeiro-ministro não apareceu no Conselho de Estado convocado por Presidente da Guiné-Bissau - Plataforma Media

Primeiro-ministro não apareceu no Conselho de Estado convocado por Presidente da Guiné-Bissau

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau esteve hoje ausente da reunião do Conselho de Estado convocada pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse o porta-voz daquele órgão de consulta do chefe de Estado, Delfim da Silva.

Numa curta declaração feita aos jornalistas no final do encontro, Delfim da Silva, que é conselheiro do Presidente para os assuntos políticos, disse que na reunião foi abordada a situação política e social do país.

O conselheiro não deu mais pormenores sobre o encontro. Questionado pela Lusa se todos os conselheiros estiveram presentes na reunião, Delfim da Silva disse que o primeiro-ministro esteve ausente, sem dar mais explicações.

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente e é convocado pelo chefe de Estado.

O órgão consultivo é composto pelo presidente do parlamento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, primeiro-ministro, representantes dos partidos com assento parlamentar, e cinco cidadãos indicados pelo chefe de Estado.

Compete ao Conselho de Estado, entre vários assuntos, pronunciar-se sobre a dissolução do parlamento e aconselhar o Presidente no exercício das suas funções sempre que solicitado.

Assine nossa Newsletter