Início » Portugal fica na cauda do investimento público em 2022

Portugal fica na cauda do investimento público em 2022

Em 2022, Portugal continuará entre os países da Europa com os níveis mais débeis de investimento público, mesmo contando com a ajuda substancial dos fundos europeus, entre eles as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O problema crónico da falta deste tipo de investimento continua. Esta rubrica da despesa contribuiu bastante para reduzir o défice nos últimos anos, mas agora ressurgiu como fundamental no discurso político europeu no sentido de lançar as sementes de uma nova era produtiva e sustentável na Europa da pós-pandemia.

A conclusão sobre as fragilidades de Portugal neste tipo de investimento é da própria Comissão Europeia nas novas previsões económicas de outono, ontem divulgadas (11 de novembro de 2021).

Segundo o estudo, Portugal passa de último no ranking europeus (UE) do investimento público (em 2020) para quinto pior no ano que vem. A maior ajuda para esta ‘melhoria’ vem dos fundos europeus e das verbas do PRR, como referido.

Mas é pouco, sobretudo quando se compara os restantes pares europeus. O peso do investimento público costumava andar na casa dos 4% a 5% do produto interno bruto (PIB) até o país cair na bancarrota e chegar a troika e o governo PSD-CDS, que aplicou o programa de ajustamento. Em 2014, o investimento público cairia para 2% do PIB.

Mas não se ficou por aí. O primeiro ano de governação do PS foi responsável pelo valor mais baixo do rácio de investimento público nas séries oficiais (Comissão e INE) que remontam a 1995.

Em 2016, o investimento público tocaria num mínimo de 1,5%, indica a CE. E durante três anos seguidos (de 2017 a 2019) ficaria acorrentado em 1,8% do PIB. Foi decisivo para o brilharete nas contas públicas e para o excedente orçamental de 0,1% em 2019. Mas depois veio a pandemia.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!