"Não é só no Brasil". Bolsonaro diz que Portugal "vive a quinta pior crise em 150 anos - Plataforma Media

“Não é só no Brasil”. Bolsonaro diz que Portugal “vive a quinta pior crise em 150 anos

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou, na quinta-feira, comparou a inflação sentida no Brasil com a de outros países, dizendo mesmo que “‘Portugal vive a quinta pior crise em 150 anos'”.

Na sua habitual transmissão em direto nas redes sociais, Bolsonaro segurou numa página no jornal “Expresso”, publicada em fevereiro, numa comparação das crises económicas de outros países. “‘Portugal vive a quinta pior crise em 150 anos'”, afirmou.

“Tem uma menina de Juíz de Fora (cidade de Minas Gerais), que está em Portugal, que tem mandado uns vídeos para mim (…) em supermercados, em postos de gasolina, mostrando como está a situação critica lá em Portugal também”, acrescentou ainda o chefe de Estado brasileiro, frisando que “essa crise é no mundo todo, não é só no Brasil”.

Também na quinta-feira, Bolsonaro disse que o Brasil deverá enfrentar “problemas de abastecimento” no próximo ano devido à falta de fertilizantes provenientes da China. “Eu vou avisar um ano antes: por questão de crise energética, a China começa a produzir menos fertilizantes. Já aumentou de preço, vai aumentar mais e vai faltar. A cada cinco pratos de comida no mundo, um sai do Brasil. Vamos ter problemas de abastecimento no ano que vem”, declarou Bolsonaro, numa cerimónia no Palácio do Planalto, em Brasília.

O Banco Central brasileiro previu que a inflação em 2021 chegará a 8,3% no país, superior aos 5,8% projetados em junho e bem acima da meta que foi imposta pelo Governo para este ano, que é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 pontos percentuais em ambos os sentidos.

Leia mais em Jornal de Notícias

Assine nossa Newsletter