Início » Embaixada da China nos EUA denuncia “manipulação política”

Embaixada da China nos EUA denuncia “manipulação política”

A denuncia de “manipulação política” aos serviços de informações dos Estados Unidos surge na sequência da publicação de um relatório sobre as origens da pandemia da covid-19

“O relatório da comunidade das [agências de] informações norte-americanas mostrou que os Estados Unidos estão determinados em tomar o mau caminho da manipulação política”, declarou a representação diplomática chinesa em Washington, num comunicado divulgado na sexta-feira.

A China fundamenta a denuncia de manipulação política no documento dos serviços secretos e “baseia-se numa presunção de culpa da China e apenas para fazer da China um bode expiatório”, acrescentou.

A denuncia da China de manipulação política surge depois do resumo do relatório publicado, na sexta-feira, onde os serviços secretos norte-americanos concluíram que o novo coronavírus SARS-CoV-2 não tinha sido desenvolvido “como arma biológica” e “provavelmente” não tinha sido concebido “geneticamente”.

Mas as diferentes agências indicaram continuar divididas entre a hipótese de um primeiro caso originado por uma exposição natural a um animal infectado, ou resultante de um acidente de laboratório.

Apesar das críticas às autoridades chinesas, Washington afirma que Pequim “não tinha conhecimento prévio do vírus antes do surto inicial”, ao contrário do que alegaram membros do Partido Republicano, sem fornecer provas.

Leia mais em Hoje Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!