Início » Afeganistão: EUA mantêm intenção de sair do país a 31 de agosto

Afeganistão: EUA mantêm intenção de sair do país a 31 de agosto

Lusa

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mantém a próxima terça-feira, 31 de agosto, como prazo para retirada de Cabul, capital do Afeganistão, das forças internacionais e de civis, argumentando que os riscos de ataques crescem diariamente

“Cada dia que estamos no terreno é mais um dia em que sabemos que um grupo conhecido como ISIS K está a tentar atingir o aeroporto e atacar-nos e às forças aliadas e aos civis inocentes”, disse Biden num discurso a partir da Casa Branca na tarde de terça-feira (noite em Lisboa), sem direito a perguntas dos jornalistas.

O ISIS K, segundo a AP, é um grupo afeto ao Estado Islâmico no Afeganistão, mas que está em desacordo com os talibãs e que é conhecido por usar atentados suicidas contra civis.

No discurso, Biden mostrou-se convicto de que todos os norte-americanos terão tempo para sair até terça-feira da próxima semana, mas salientou que apesar de os talibãs estarem a cooperar e de a segurança manter-se, mesmo com alguns incidentes violentos, a situação pode mudar rapidamente.

“É uma situação ténue, corremos o sério risco de se quebrar à medida que o tempo passa”, disse o Presidente no discurso, feito depois de os talibãs terem afirmado que o prolongamento da permanência dos norte-americanos era a violação de uma ‘linha vermelha’, ou seja, um ponto inultrapassável.

Na reunião do G7 de hoje, vários líderes tentaram convencer os EUA a prolongarem a permanência no aeroporto militar de Cabul para possibilitar a saída de mais cidadãos internacionais e afegãos, mas Biden mostrou-se irredutível, de acordo com os relatos que têm sido noticiados pelas agência internacionais.

Os talibãs passaram a controlar Cabul no dia 15 de agosto, concluindo uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO.

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no seu território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A tomada da capital põe fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e dos seus aliados na NATO, incluindo Portugal.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website