Variante Delta já responsável por 89% dos casos de covid-19 em Portugal - Plataforma Media

Variante Delta já responsável por 89% dos casos de covid-19 em Portugal

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge refere esta terça-feira, no relatório de monitorização de diversidade genética do coronavírus, que a variante Delta (B.1.617.2) já é a variante mais prevalente em Portugal, atingindo uma frequência relativa de 88.6% na semana de 28 junho a 4 julho.

Esta variante já se tornou dominante em todas as regiões. São ainda assinalados 56 casos em que a variante apresenta a mutação adicional K417N na proteína Spike, embora o relatório evidencie a “tendência decrescente” desta mutação.

A frequência das variantes Beta (B.1.351) e Gamma(P.1), detetadas inicialmente na África do Sul e no Brasil (Manaus), respetivamente, “mantém-se baixa e sem tendência crescente (inferior a 1%) nas últimas amostragens a nível nacional”. Não se detetaram novos casos da variante Lambda (C.37), a qual apresenta circulação vincada nas regiões do Peru e do Chile.

Tornou-se uma variável de interesse a B.1.621, encontrada inicialmente na Colômbia, com uma frequência relativa média de 1% nas últimas semanas. Esta variante “apresenta várias mutações na proteína Spike, que são partilhadas com algumas das variantes de preocupação”, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Leia mais em TSF

Assine nossa Newsletter