Portas fechadas nos Jogos de Tóquio, com algumas exceções - Plataforma Media

Portas fechadas nos Jogos de Tóquio, com algumas exceções

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio (23 de julho a 8 de agosto) anunciaram na quinta-feira (8) que o evento acontecerá essencialmente sem espectadores, algo inédito na história olímpica, embora haja algumas exceções.

– Portas fechadas na Grande Tóquio

A proibição de espectadores nas instalações olímpicas de Tóquio foi decidida em função do estado de emergência que o governo decretou na capital a partir de segunda-feira até 22 de agosto, dado o aumento de casos da covid-19.

Isso afetará todas as competições que acontecem em Tóquio, incluindo no Estádio Olímpico Nacional, com 68 mil lugares, reconstruído especialmente para o evento, e em três departamentos vizinhos: Saitama, Chiba e Kanagawa, que representam 95% das provas.

Nesta sexta-feira, os organizadores também pediram ao público que não compareça às provas que vão acontecer nas vias públicas de Tóquio: o triatlo e o início das provas de ciclismo de estrada.

– Capacidade reduzida

Fora da área de Tóquio, o comitê organizador Tóquio-2020 confirmou a autorização de 50% da capacidade de cada local olímpico e com um limite máximo de 10 mil pessoas. 

Um sorteio, cujo resultado será anunciado no sábado, definirá entre os detentores de ingressos quem poderá presenciar as provas.

Trata-se das provas de beisebol, softball e futebol nos departamentos de Fukushima e Miyagi, no nordeste do Japão, zona atingida pela tripla catástrofe do terremoto, tsunami e acidente nuclear em março de 2011.

“Queremos oferecer aos espectadores (nessas áreas) uma experiência da qual vão se lembrar por toda a vida. Também queríamos apoiar os esforços de reconstrução”, disse Hidenori Suzuki, gerente de marketing e ingressos Tóquio-2020.

A mesma capacidade valerá para Shizuoka (centro) para as competições de ciclismo de pista, de estrada e montanha.

No departamento de Ibaraki, a nordeste de Tóquio, apenas crianças em idade escolar poderão assistir às provas.

– Portas fechadas em algumas provas noturnas

Os organizadores anunciaram nesta sexta-feira que os jogos de futebol que acontecerão após 19h00 GMT em Ibaraki serão a portas fechadas. 

Para as provas noturnas em Sapporo, na ilha de Hokkaido, uma decisão deve ser anunciada em breve.

E nas provas de marcha atlética e maratona, que devido a temores relacionados ao calor foram realocadas para Sapporo, mais de 830 quilômetros ao norte de Tóquio, o público foi convidado a se abster de comparecer no acostamento.

Assine nossa Newsletter