Início » 550 flamingos nasceram pela primeira vez no Algarve

550 flamingos nasceram pela primeira vez no Algarve

A construção de ninhos por flamingos em Portugal já era conhecida desde finais dos anos 90, nas principais áreas protegidas em zonas húmidas.

Uma colónia de flamingos nidificou pela primeira com sucesso no Algarve, com 550 animais a nascerem de 880 ninhos construídos, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

O nascimento destes juvenis numa colónia de cerca de 3000 flamingos (Phoenicopterus roseus) numa das salinas da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António comprova a nidificação com sucesso desta espécie em Portugal.

Segundo a nota do ICNF, esta nidificação e o seu resultado positivo “poderão ser confirmados no próximo ano e tornar-se uma situação recorrente, o que representaria uma importante adaptação da espécie a diferentes condições das que sempre tem tido nos locais habituais, possibilitando desse modo a diversificação dos locais de nidificação e a manutenção da população da espécie na área geográfica do Mediterrâneo”.

O ICNF adiantou ainda que na Reserva Natural do Estuário do Sado e na Reserva Natural do Estuário do Tejo ocorreu, em simultâneo, a construção de “cerca de meia centena de ninhos em cada uma delas”. Contudo, quer devido a “alteração das condições físicas ocorrida nos locais, quer por se tratar de um número muito reduzido de casais, a nidificação não foi concluída” tendo ocorrido nestes dois últimos casos “abandono dos locais”.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!