Nível de riqueza dos portugueses continua estável apesar da pandemia - Plataforma Media

Nível de riqueza dos portugueses continua estável apesar da pandemia

Ativos financeiros detidos pelos portugueses, como depósitos e ações, deverão registar um crescimento de 3% ao ano até 2025, estima consultora. Fortunas de mais de 100 milhões vão aumentar.

O nível de riqueza em Portugal fixou-se nos 600 mil milhões de dólares (cerca de 492 mil milhões de euros) em 2020, não registando qualquer variação face ao ano de 2019 apesar da crise pandémica que abalou a economia nacional. Já a riqueza a nível global atingiu o máximo histórico de 250 biliões de dólares, um aumento de 8% face ao exercício homólogo, avança o relatório “Global Wealth 2021 – Quando os clientes assumem a liderança”, da consultora Boston Consulting Group (BCG). A poupança das famílias e a resiliência dos mercados à pandemia são as razões apontadas para esta performance. Até 2025, o país deve registar um crescimento da riqueza de 3% ao ano, atingindo nessa altura um valor da ordem dos 700 mil milhões de euros.

De acordo com o relatório, a maioria da riqueza (entenda-se ativos diversos, hipotecas e outros empréstimos) está concentrada em 8,4 milhões de pessoas (51% do total), que detêm individualmente menos de 250 mil euros, valor que até 2025 deverá cair dois pontos percentuais. No ano passado, contavam-se 200 grandes fortunas no país (12%), ou seja, pessoas com um nível de riqueza superior a 100 milhões de dólares (cerca de 82 milhões de euros), um segmento que a consultora prevê registar um aumento de um ponto percentual até 2025.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Related posts
PolíticaPortugal

Da esperança ao dramatismo: Marcelo e governo a duas vozes

PortugalSociedade

Covid-19 atirou mais 400 mil portugueses para a pobreza extrema

PortugalSociedade

Lisboa em contraciclo com capitais europeias

PolíticaPortugal

Marcelo diz que país está "muito longe dos números" do tempo do estado de emergência

Assine nossa Newsletter