Início China Professor matou quadro do Partido Comunista Chinês na Universidade Fudan

Professor matou quadro do Partido Comunista Chinês na Universidade Fudan

Um professor da Universidade Fudan, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior da China, matou à facada o secretário do Partido Comunista Chinês (PCC) da Faculdade de Matemática, informaram hoje as autoridades.

A polícia identificou o suspeito sob custódia como um professor de 39 anos, cujo sobrenome é Jiang. O crime foi cometido no ‘campus’ da universidade em Xangai.

Em comunicado, a Fudan explicou que Wang Yongzhen, de 49 anos, foi morto na tarde de segunda-feira e que o departamento estabeleceu um grupo de trabalho para cooperar com a investigação policial.

A polícia disse que Jiang nutria rancor por Wang e que assumiu o crime.

A Fudan foi palco de outro assassinato em 2013, quando um estudante envenenou o seu colega de quarto após uma disputa.

Os secretários do PCC são omnipresentes nas universidades chinesas e estão encarregados de manter a pureza ideológica, impedir a disseminação de conceitos ocidentais, como os direitos humanos e a liberdade de expressão, e garantir que alunos e professores permanecem leais ao partido.

A Fudan está classificada como uma das 100 melhores universidades do mundo e tem fortes ligações ao exterior, embora as suas relações com o PCC tenham gerado polémica.

Milhares de pessoas reuniram-se na capital da Hungria, no sábado passado, contra um acordo entre o governo húngaro e a Fudan para abrir uma filial em Budapeste.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!