Início Futuro EUA aprovam plano de 170.000 milhões de dólares para investimentos em tecnologia

EUA aprovam plano de 170.000 milhões de dólares para investimentos em tecnologia

Lusa

Os senadores dos EUA aprovaram, esta terça-feira, por maioria, um plano de investimentos em ciência e tecnologia que ascende a mais de 170.000 milhões de dólares (cerca de 140.000 milhões de euros), destinado combater a concorrência chinesa

O plano, aprovado com 68 votos a favor e 32 contra, visa, entre outros pontos, incentivar as empresas a produzirem semicondutores nos Estados Unidos, que, atualmente, são, sobretudo, fabricados na Ásia.

“Se não fizermos nada, os nossos dias como uma superpotência dominante podem acabar […]. É por isto que este texto será lembrado como um dos maiores sucessos alcançados entre os democratas e os republicanos na história recente”, alertou, antes da votação, o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer.

Para Schumer, este projeto “abre caminho para o maior investimento em ciência e tecnologia em várias gerações”.

Em causa, estão 52.000 milhões de dólares a aplicar, ao longo de cinco anos, em incentivos à produção de chips e semicondutores nos EUA.

O plano aloca ainda 120.000 milhões de dólares à National Science Foundation para a investigação em áreas consideradas essenciais, como a inteligência artificial.

A este montante somam-se 1.500 milhões de dólares para o desenvolvimento da quinta geração móvel (5G), uma das principais áreas de tensão entre a China e os EUA.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!