Proprietários têm cada vez mais dificuldades em encontrar quem faça obras em casa. Engenheiros dizem que construção civil passou de um período “à míngua” para um período de “abundância” e “fartura”.
Os preços da construção civil estão a aumentar, empurrados pela escassez de materiais nos mercados internacionais e pelas abundantes obras privadas e públicas.
Os últimos números do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos a março, revelam um crescimento de 5,1% nos custos de construção de habitação nova, num fenómeno que é confirmado por engenheiros e construtores civis que dizem que a tendência será para continuar a subir nos próximos anos, o que se arrisca a ser uma má notícia para o preço das casas.
O presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário fala em falta de mão de obra, mas “mais grave” é a escassez e subida dos preços dos materiais usados nas obras, num “problema mundial”, que já se reflete e se vai agravar com os diferentes planos de recuperação e resiliência que serão aplicados, nos próximos anos, por toda a Europa e não apenas em Portugal.
Reis Campos afirma que para quem faz obras em casa ou procura casa barata a subida do preço da construção civil é, naturalmente, uma má notícia, algo que acaba por ser confirmado pelas associações de proprietários.
Leia mais em TSF