Cinco mil britânicos chegam ao Algarve no primeiro dia da retoma de voos - Plataforma Media

Cinco mil britânicos chegam ao Algarve no primeiro dia da retoma de voos

Reabertura do corredor verde entre o Reino Unido e Portugal permitiu ontem a realização de 17 ligações ao aeroporto de Faro, seis a Lisboa e três ao Porto.

O aeroporto de Faro recebeu ontem 5500 passageiros de um total de 17 voos provenientes do Reino Unido, naquele que foi o primeiro dia da reabertura das ligações aéreas entre os dois países sem a imposição de quarentena à chegada dos britânicos a casa. “Foi um dia que marcou um virar de página, o aeroporto ganhou vida, fluxo, não houve qualquer problema no controlo dos passageiros – foi como que criada uma passadeira onde os turistas claramente foram as estrelas”, relatou João Fernandes, presidente da Região do Turismo do Algarve (RTA). Ontem, foram também registados seis voos provenientes do Reino Unido no aeroporto de Lisboa e três no Porto.

Este momento, que marcou a integração de Portugal na lista verde, “enche-nos de satisfação” e traz a “expectativa que este verão seja melhor do que o de 2020”, disse Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). Mas, cauteloso, lembrou que é preciso manter as infeções abaixo dos limites considerados de risco (120 casos por 100 mil habitantes) e que o índice de transmissibilidade (Rt) não ultrapasse o indicador 1. Aliás, à chegada, os passageiros foram agraciados com um kit com duas máscaras de proteção e álcool gel, produzidos em Portugal, e com um guia turístico. Segundo João Fernandes, estas boas-vindas traduzem uma mensagem de acolhimento, mas também o alerta de que “é preciso manter ativa a prevenção” contra a covid-19.

Leia mais em Diário de Notícias

Assine nossa Newsletter