Cansaço, medo e ansiedade. O isolamento na cabeça dos jovens - Plataforma Media

Cansaço, medo e ansiedade. O isolamento na cabeça dos jovens

Pandemia teve significativo impacto na saúde mental dos mais novos. Tomás, Martim e Joana contam ao DN as experiências vividas enquanto jovens infetados, a angústia provocada pelo isolamento social nestas idades e os receios quanto ao futuro.

Tomás Ceia e Martim Gaspar têm 15 anos, Joana Simões tem 21. Dois adolescentes e uma jovem adulta, os três com algo em comum: todos eles ficaram em isolamento profilático depois de testarem positivo à covid-19. Como eles, milhares de jovens portugueses viram a rotina virada do avesso com a chegada da pandemia a Portugal, em março de 2020. Em poucos dias, deixaram de ter aulas, foram empurrados para casa e impedidos de fazer algo essencial ao seu crescimento e desenvolvimento emocional: socializar.

É nesta fase que acontece a construção da identidade individual, muitas vezes determinante para o futuro de cada um. Como explica ao DN a psicóloga Caroline Martins, “esta tarefa de desenvolvimento psicossocial é muito importante e realiza-se através da exploração do meio, das experiências sociais”.

Quando este percurso é bem-sucedido, está associado a adultos “mais seguros, com uma melhor autoestima e bem-estar”. Porém, se existirem muitos obstáculos pelo caminho, podem surgir inseguranças, medos, fobia social e até manifestação de comportamentos obsessivo-compulsivos. A especialista no acompanhamento médico destas faixas etárias considera “precoce” definir efeitos a longo prazo causados pela pandemia, mas admite ser importante que tanto pais como educadores e até os próprios jovens estejam atentos às emoções.

O contexto sanitário força uma maior capacidade de adaptação que não é apenas coletiva, mas também individual. “A pandemia foi um furacão nesse sentido, porque veio alterar as rotinas a vários níveis”, diz.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
PortugalSociedade

Ómicron com prevalência de 93% e detetada outra linhagem em Portugal

ChinaDesporto

Pequim descarta confinamento durante Jogos Olímpicos de Inverno

ChinaSociedade

China exige “medidas mais rígidas” em Xian por causa da pandemia

PortugalSociedade

Restrições em Portugal para o Ano Novo entraram em vigor às 00:00

Assine nossa Newsletter