Covid-19: “Luz ao fundo do túnel”? Portugal é o país mais mortal da UE (e 2º do mundo)

Os números não enganam. Em termos de novos infetados/dia vai melhorando a situação portuguesa na UE e no mundo – mas quanto a novos mortos diários isso não está a acontecer.
Quando alguns políticos – como o secretário de Estado da Saúde, António Sales – já começam a ensaiar uma narrativa de “luz ao fundo do túnel” na situação pandémica em Portugal, a verdade é que, em número de novos mortos por dia, a situação nacional continua a ser uma das piores do mundo e, de longe, a pior da UE.
A base de dados Our World In Data, que colige informação atualizada mundial numa base diária, revela que, no ratio novas mortes diárias/milhão de habitantes, Portugal é o segundo país mortal do mundo, só atrás do Peru – e apenas com uma diferença de décimas de um para outro (ver tabela em baixo).
Já no quadro da UE – e ainda neste ratio (novas mortes diárias/milhão de habitantes) -, Portugal revela-se, de longe, como o país mais mortal, atualmente. Na verdade, o número nacional (13,53 novos mortos diários por milhão de habitantes) é quase o dobro do número do país colocado na 2ª posição, a República Checa (ver tabela dos 10 mais mortais da UE em baixo). O número português é ainda mais do triplo face à média europeia.
Os números melhoram substancialmente quando se tratam dos números dos novos infetados diários/milhão de habitantes. Aí Portugal está na 24ª posição mundial – mas mesmo assim com um número superior ao da média da União Europeia (ver tabela em baixo).
Leia mais em Diário de Notícias