Cientistas descobrem potencial tratamento antiviral "altamente eficaz" - Plataforma Media

Cientistas descobrem potencial tratamento antiviral “altamente eficaz”

Investigadores defendem que a descoberta pode ter enormes implicações na forma como vão ser geridas as futuras epidemias e pandemias, incluindo a de covid-19.

Uma nova propriedade antiviral de um medicamento, a tapsigargina, que é “altamente eficaz” contra o novo coronavírus, foi descoberta por uma equipa internacional de investigadores, anunciou esta terça-feira a Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

O estudo que levou à descoberta, publicado no boletim científico Viruses, mostra que a tapsigargina é um promissor antiviral de amplo espetro e considerado “altamente eficaz” contra o coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, mas também contra o vírus da gripe comum, o vírus sincicial respiratório (VSR) e o vírus influenza A.

Os investigadores defendem que a descoberta pode ter enormes implicações na forma como vão ser geridas as futuras epidemias e pandemias, incluindo a de covid-19.

“Uma vez que as infeções respiratórias agudas causadas por vírus diferentes são clinicamente indistinguíveis na apresentação, um amplo espetro de eficácia (dos medicamentos), que possa atingir diferentes tipos de vírus ao mesmo tempo, pode melhorar significativamente a gestão clínica”, referem os investigadores, citados num comunicado da Universidade de Nottingham, sublinhando que um antiviral deste tipo pode ser disponibilizado para uso comunitário de forma a controlar uma infeção ativa e a sua disseminação.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
MundoSociedade

Amplo estudo confirma eficácia de 94% da vacina da Pfizer contra a covid

MundoSociedade

Humidade produzida pelas máscaras pode reduzir gravidade da covid-19, diz estudo

MundoSociedade

Covid-19: Dois medicamentos combinados reduzem em 50% as mortes nos casos mais graves

MacauSociedade

Solteiros correm maior risco de depressão

Assine nossa Newsletter