Início » Brasil liderará tema de transição energética em diálogo das Nações Unidas

Brasil liderará tema de transição energética em diálogo das Nações Unidas

O Brasil anunciou na quinta-feira que foi um dos países escolhidos para liderar o diálogo de alto nível das Nações Unidas sobre energia, ficando encarregado de conduzir o tema “Transição Energética”, anunciou o executivo brasileiro.

“A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou na quinta-feira os países escolhidos para liderar o diálogo de alto nível das Nações Unidas sobre energia, em processo que deverá culminar em setembro próximo, à margem da abertura da Assembleia-Geral, em Nova Iorque. O Brasil foi selecionado como país líder no tema da transição energética, um dos eixos centrais da iniciativa”, informou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

A indicativa foi lançada com o objetivo de identificar formas de acelerar o progresso rumo ao objetivo de prover energia limpa, sustentável, confiável e acessível para todos nos próximos anos.

“O Brasil é líder em energias renováveis e detém a mais alta proporção de energia limpa na sua matriz energética entre as grandes economias mundiais (45%, versus uma média global de 18%). Com mais de 98% da sua população conectada à rede elétrica, o país é também exemplo de sucesso em acesso à energia”, indicou o Ministério.

A experiência brasileira “será posta a serviço dos esforços internacionais durante os debates e iniciativas a serem desenvolvidos nos marcos do diálogo de alto nível sobre energia”, acrescentou.

Os trabalhos para a atuação do Brasil no processo serão coordenados pelos Ministérios das Relações Exteriores e de Minas e Energia.

“A seleção do país como um dos líderes para a transição energética é o reconhecimento dos méritos brasileiros no campo da energia limpa, sustentável e acessível”, avaliou o Governo do Brasil, presidido por Jair Bolsonaro.

Segundo o executivo, é também a demonstração “de respeito nos foros internacionais de energia, onde o Brasil tem defendido a utilização de ampla gama de soluções para a descarbonização, combinando as vantagens da bioenergia sustentável, hidroeletricidade, energia solar e eólica, além da energia nuclear, em conjunto com fontes fósseis de menor emissão de CO2, como o gás natural”

A par do Brasil, também à Colômbia, Dinamarca, Alemanha, Índia, Espanha e Reino Unido foi-lhes atribuída a temática “Transição Energética”, segundo dados da ONU.

Já o tema “Acesso a Energia” foi destinado a nações como China, Japão, Quénia, Países baixos e Rússia.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website