Em apenas 24 horas, morreram 219 pessoas devido à covid-19 em Portugal. Há também um novo recorde no número diário de infeções. Mais 14 647 novos casos, segundo os dados atualizados da Direção -geral da Saúde. Número de internados em cuidados intensivos aproxima-se dos 681
Portugal nunca registou num só dia tantas mortes por covid-19 e tantas infeções. Em apenas 24 horas, morreram mais 219 pessoas devido ao novo coronavírus e foram diagnosticados 14 647 novos casos.
Nas últimas 24 horas foram internadas mais 202 pessoas, para um total de 5 493. E há mais 11 doentes em cuidados intensivos, perfazendo agora um total de 681.
Números que ilustram bem a situação dramática que está a ser vivida por muitos profissionais em hospitais do Serviço Nacional de Saúde, cuja capacidade de resposta está, cada vez mais, sob pressão.
Os piores cenários previstos pelos especialistas começam, assim, a ser antecipados pelos números do relatório da DGS, como aquele traçado ao DN por Carlos Antunes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, professor que integra a equipa que faz a modelação da covid-19 desde o início da pandemia. Previa-se que, entre os dias 24 e 30 de janeiro, se pudesse atingir os 14 mil infetados. “Trabalhamos com dois modelos em termos de incidência da doença para o número de casos, um aponta para os 14 mil infetados”, refere Carlos Antunes, salvaguardando que “este pico pode ser ultrapassado”.
Leia mais em Diário de Notícias
Este artigo está disponível em: 繁體中文