Navio “Almirante Gago Coutinho” partiu para Cabo Verde em missão bilateral - Plataforma Media

Navio “Almirante Gago Coutinho” partiu para Cabo Verde em missão bilateral

O navio hidrográfico “Almirante Gago Coutinho” partiu na noite de quinta-feira para Cabo Verde numa missão de cooperação bilateral no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, para um conjunto de atividades com aquele país africano, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) acrescentou que durante a missão será feito o “levantamento topo-hidrográfico em diversos pontos de Cabo Verde, tendo em vista a atualização do fólio cartográfico”.

O navio português participará também no projeto “UNTIeD – Unlocking the mega Tsunami Deadlock”, relativo ao estudo da geração de maremotos e que recolherá dados científicos de correntometria de oportunidade, tendo em vista contribuir para outros projetos (projeto “MELOA – drifter WAVY Ocean” e “Global Drifter Program da NOAA”), lê-se na nota de imprensa.

Será feita também a “colheita de amostras de água superficial para análise de microplásticos, no âmbito do projeto “Volta ao Mundo Sagres 2020-FA”, refere o EMGFA.

O navio largou da Base Naval de Lisboa, de modo a cumprir a quarentena médico-sanitária, com previsão de atracar no Porto da Praia a 13 de janeiro e em Mindelo a 31 de janeiro, com regresso previsto a 13 de fevereiro de 2021.

As missões Mar Aberto têm sido desenvolvidas desde 2008 e contextualizam-se na cooperação técnico-militar, com os países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, materializando parte dos acordos de cooperação de defesa e fiscalização, de vigilância conjunta, segurança marítima e atividades científicas.

Assine nossa Newsletter