Vacinação deve começar "no mesmo dia" na União Europeia - Plataforma Media

Vacinação deve começar “no mesmo dia” na União Europeia

A presidente da Comissão Europeia exortou a União Europeia a iniciar “tão cedo quanto possível” uma campanha de vacinação contra a covid-19, a arrancar em simultâneo nos 27 Estados-membros, para assegurar a erradicação do “vírus horrível”.

Num debate no Parlamento Europeu sobre a cimeira de líderes da UE da semana passada, Ursula von der Leyen sublinhou que “ninguém deve pensar que está a salvo [da pandemia], não quando mais de 3000 europeus morrem de covid-19 a cada dia”, mas apontou que “finalmente há boas notícias”, com o desenvolvimento de vacinas.

Reiterando que “a Comissão Europeia negociou a mais ampla carteira de candidatas a vacinas”, nada menos que seis, von der Leyen apontou que a primeira vacina deverá ser autorizada já dentro de poucos dias, depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter anunciado que antecipou a reunião para tomar uma decisão sobre a vacina Pfizer-BioNTech para 21 de dezembro, uma semana mais cedo que o previsto.

“A vacinação pode assim começar imediatamente, e outras seguir-se-ão no Ano Novo. E, no total, comprámos doses mais que suficientes para toda a gente na Europa, e ainda estaremos em condições de apoiar os nossos vizinhos e parceiros no mundo, para que ninguém fique para trás”, afirmou a presidente do executivo comunitário.

Leia mais em Jornal de Notícias

Artigos relacionados
BrasilPolítica

Bolsonaro quer que os vacinados à Covid-19 assinem um termo de responsabilidade

MacauSociedade

Covid-19: Macau comprou vacinas produzidas na China, Europa e Estados Unidos

MundoSociedade

Bill Gates: "Os próximos quatro a seis meses podem ser os piores da pandemia"

BrasilSociedade

Saiba quais as diferenças entre as vacinas contra a covid-19

Assine nossa Newsletter