Rede tecnológica do Estado de Cabo Verde suspensa por ataque de vírus - Plataforma Media

Rede tecnológica do Estado de Cabo Verde suspensa por ataque de vírus

Alguns serviços da Rede Tecnológica Privativa do Estado de Cabo Verde estão temporariamente suspensos após serem “fortemente atacados” por um vírus, informou hoje o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi)

“Alguns segmentos da Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE) estão a ser fortemente atacados pelo ‘ransomware’. Por razões de segurança e com vista a evitar a sua propagação em toda rede, os serviços na RTPE serão temporariamente suspensos”, informou o NOSi, em nota.

Aquela instituição cabo-verdiana adiantou que as suas equipas estão engajadas no sentido de repor o normal funcionamento da RTPE, o quanto antes.

A Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE) é uma plataforma tecnológica, gerida pelo NOSi, que permite o acesso dos agentes do Estado a serviços comuns como, por exemplo, a Internet e correio eletrónico, mas também a aplicações de gestão nas mais diversas áreas da administração do Estado e da governação.

O ‘ransomware’, apelidado de ‘WannaCry’, é um vírus que ataca empresas instituições.

Segundo o NOSi, este vírus encripta toda a informação armazenada no computador e o atacante exige o pagamento de um determinado valor para o utilizador voltar a ter acesso ao computador e aos seus ficheiros.

Este tipo de ataques é na sua maioria realizados através do envio de e-mails particularmente perigosos devido aos conteúdos dos ficheiros que trazem em anexo.

Ao abrir estes ficheiros é executado o vírus que inviabiliza o acesso aos ficheiros armazenados, explicou o NOSi na sua página oficial.

Artigos relacionados
Cabo VerdeSociedade

Cabo Verde aumenta segurança com controlo biométrico nos aeroportos

Cabo VerdeEconomia

Pandemia trava recapitalização do banco central de Cabo Verde

Cabo VerdePolítica

Ilhas cabo-verdianas de Santiago e Fogo em situação de calamidade por mais 30 dias

Cabo VerdeCultura

Ministro da Cultura diz que rede de TDT já cobre 95% da população de Cabo Verde

Assine nossa Newsletter