Anvisa autoriza retoma dos testes da Coronavac - Plataforma Media

Anvisa autoriza retoma dos testes da Coronavac

Após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador depois da suspensão do estudo, a Anvisa entende que tem subsídios suficientes para permitir a retoma da vacinação, informa a agência no seu site oficial

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a retomados testes clínicos da vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2 CoronaVac, criada pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. A suspensão havia sido imposta na segunda-feira (9), após o registo de um “evento adverso grave” com a morte de um voluntário. (ANSA). Acontece que a causa da morte do voluntário foi suicídio, não havendo, aparentemente, qualquer relação com a toma da vacina.

No seu site, a Anvisa informa dos motivos pelos quaqis tomou a decisão da suspensão dos testes no dia 9 de novembro: “a gravidade do evento, a precariedade dos dados enviados pelo patrocinador naquele momento; a necessidade de proteção dos voluntários de pesquisa; e a ausência de parecer do Comité Independente de Monitoramento de Segurança”.

A Agência que essa medida teve um carácter puramente “técnico” e que estão agora reunidas as condições para regressar aos estudos da Coronavac.

Este artigo está disponível em: English