Terroristas tentaram invadir penitenciárias em Cabo Delgado

Os insurgentes em Cabo Delgado, ameaçaram assaltar o estabelecimento penitenciário de Mieze e as cadeias de Mocímboa da Praia e Macomia, o maior da província.
A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJACR).
Segundo a ministra Helena Kida, a invasão armada foi travada pelos agentes que “não se amedrontaram nem se acobardaram, tendo demonstrado bravura e coragem que impediram os assaltos planificados pelos terroristas”. A ministra acrescentou que, por duas vezes, os agentes de segurança resistiram “à tentativa de assalto aos estabelecimentos e asseguraram a evacuação de 89 reclusos para lugar seguro”.
O trabalho realizado contra os insurgentes de Cabo Delgado levou à promoção de 24 dos agentes, explicou Helena Kida. Devido à insegurança, as penitenciárias de Macomia e Mocímboa da Praia estão parcialmente fechadas.
A província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, é palco há três anos de ataques armados desencadeados por forças classificadas como terroristas e que se intensificaram este ano.
Há diferentes estimativas para o número de mortos, que vão de 1.000 a 2.000 vítimas. Segundo dados oficiais, há, pelo menos, 435 mil deslocados internos.
Este artigo está disponível em: English