Início China Macau: Pandemia expôs desafios do plano da Grande Baía, defende académico

Macau: Pandemia expôs desafios do plano da Grande Baía, defende académico

Sofia Jesus

As medidas de controlo fronteiriço impostas devido à pandemia indiciam potenciais lacunas no projecto da Grande Baía, porque faltou aos governos da região a capacidade de se coordenarem e unirem contra um adversário comum. É o que se lê num estudo sobre a “imobilidade ansiosa” gerada pela epidemia do novo tipo de coronavírus em Macau.

Dennis Zuev, um dos autores, argumenta que a crise de saúde pública trouxe à tona rivalidades, quer entre Hong Kong e Macau, quer entre Hong Kong e Shenzhen, e veio evidenciar os desafios que o projecto de integração regional ainda tem pela frente.

“[O plano da Grande Baía] é um projecto emergente. [A pandemia] não mostrou que havia um plano de coordenação muito bem definido, em termos de autorizações de residência ou até de gestão da emergência: como lidar com a emergência? São locais diferentes, com regulamentos diferentes: como arranjar um denomidar comum? Sim, falhou. Havia tantos ponto de controlo em cada lado da fronteira… A rivalidade é um grande desafio, incluindo a rivalidade crescente entre Hong Kong e Shenzhen – qual vai ser a cidade mais importante? Para o projecto da Grande Baía ser um verdadeiro exemplo de integração, este tipo de ‘small politics’ tem de ser posto de lado. É preciso olhar para a imagem global”, defende o professor da Universidade Cidade de Macau, em declarações à TDM – Rádio Macau.

Leia mais em TDM – Rádio Macau.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!