Orçamento 2021: Governo de Macau vai buscar 27 mil milhões à reserva - Plataforma Media

Orçamento 2021: Governo de Macau vai buscar 27 mil milhões à reserva

O Governo vai ‘buscar’ 26,5 mil milhões de patacas à reserva financeira para suprir o défice orçamental previsto para o próximo ano

É a segunda vez que um orçamento deficitário obriga o Governo a recorrer à reserva financeira, depois de este ano ter sido forçado a fazê-lo devido à pandemia de COVID-19.

De acordo com a proposta de Lei do Orçamento para 2021, a que a TDM-Rádio Macau teve acesso, estimam-se receitas de 96 mil milhões (menos 21,7% face ao Orçamento inicial de 2020) e despesas de 95,2 mil milhões de patacas (menos 5,4%).

Num cenário inédito na última década, o saldo previsto para o próximo ano vai ficar assim abaixo de mil milhões de patacas.

Na nota justificativa, o Governo confirma que vai manter uma série de apoios à população, como os ‘cheques’ da comparticipação pecuniária, os vales de saúde ou as subvenções às tarifas da electricidade.

O pacote inclui também subsídios para a aquisição de material escolar, de invalidez ou de velhice, estando avaliado em 11,5 mil milhões de patacas.

Em contrapartida, no próximo ano, o Governo não vai depositar a verba anual de 7000 patacas nas contas individuais dos residentes permanentes ao abrigo do Regime de Previdência Central Não Obrigatório.

Leia mais em TDM

Assine nossa Newsletter