O Presidente de Angola, João Lourenço, dirigiu a José Eduardo dos Santos uma nota de pesar pela morte do empresário e coleccionador de arte Sindika Dokolo.
Num texto divulgado no twitter, João Lourenço dirigiu-se diretamente ao ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos,m para manifestar o seu pesar pela morte inesperada de Sindika Dokolo.
“Manifesto os mais profundos sentimentos de pesar ao Presidente JES, pela morte trágica de seu genro Sindika Dokolo”, escreveu o Presidente angolano.
Entretanto, a família do empresário congolês Sindika Dokolo, que morreu na quinta-feira, agradeceu hoje as declarações de apoio e de solidariedade recebidas nas últimas horas.
“A família agradece a todos os que expressaram sentimentos de pesar, solidariedade e bondade e que partilham a nossa dor”, pode ler-se num comunicado da família do empresário, de 48 anos, casado com a angolana Isabel dos Santos, filha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos.
“É com profundo pesar e consternação que a família Dokolo, esposa, filhos, mãe, irmão e irmãs, neste momento de enorme tristeza e dor, lamenta informar o falecimento de Sindika Dokolo, na quinta-feira, 29 de outubro 2020, no Dubai”, acrescenta o comunicado.
Sindika Dokolo é conhecido por ser um dos rostos da oposição da República Democrática do Congo (RDCongo) e um dos promotores do regresso da arte africana, exposta na Europa, a África, reparando aquilo que considerava ser uma consequência da colonização do continente.