Início » Centenas de pessoas manifestam-se em Itália contra uso obrigatório de máscara

Centenas de pessoas manifestam-se em Itália contra uso obrigatório de máscara

Centenas de pessoas manifestaram-se hoje em Roma em protesto contra o uso obrigatório de máscaras como medida de resposta à propagação da covid-19, por considerarem ser um ataque à liberdade individual.

Hoje realizaram-se duas manifestações, uma delas com muita participação, que reuniu centenas de pessoas na Piazza San Giovanni, e outra mais pequena, organizada por ativistas de extrema-direita do Forza Nuova, na zona onde se situa a Boca da Verdade.

Ambas são em protesto contra a utilização das máscaras, embora os participantes as tenham usado, uma vez que o chefe da polícia, Franco Gabrielli, já tinha avisado de que qualquer evento público deve ser realizado de “forma ordeira” e respeitando todas as regras estabelecidas pela legislação para evitar o contágio, ou seja, garantindo a distância interpessoal e a utilização das máscaras.

Caso contrário, a polícia teria de dispersar os manifestantes, sublinhou num comunicado.

Os manifestantes que se reuniram na Piazza San Giovanni fizeram-no usando máscaras, alguns cobrindo apenas a boca e não o nariz, e muitos outros usando-as no queixo. Levaram bandeiras e faixas com mensagens tais como “Defendemos a Constituição” ou “Pelos nossos filhos, pela liberdade e democracia”.

Os meios italianos de comunicação salientam que houve alguns momentos tensos, em que a polícia pediu a identificação de um dos participantes numa manifestação, que não estava a usar máscara, e o resto dos participantes começou a gritar “Vergonha” e “Liberdade”.

A Itália acumulou cerca de 344.000 casos de coronavírus desde que o estado de emergência foi declarado no país, em 21 de fevereiro, e registou cerca de 36.000 mortes provocadas pela pandemia.

Nos últimos dias, a curva de transmissão da doença disparou e só na sexta-feira o país registou mais de 5.000 novos infetados, em comparação com quinta-feira.

O Governo italiano prorrogou recentemente o estado de emergência até 31 de janeiro, a fim de lidar com a pandemia através da adoção de decretos urgentes, e impôs a obrigação de uso da máscara em todos os momentos, incluindo ao ar livre.

“Precisamos de elevar o nível de cuidados. Precisamos de maior coordenação com as regiões, e o comportamento das pessoas continua a ser decisivo”, salientou hoje o ministro da Saúde, Roberto Speranza.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website