Início Desporto Com Nadal na semi, argentinos brilham nas quartas de final de Roland Garros

Com Nadal na semi, argentinos brilham nas quartas de final de Roland Garros

AFP

Mesmo dia em que o espanhol Rafael Nadal avançou pela 13ª vez para a semifinal de Roland Garros, esta terça-feira (6) foi marcada pelas vitórias de tenistas argentinos nas categorias masculina e feminina do tradicional torneio francês, disputado no saibro. 

Entre as mulheres, a argentina Nadia Podoroska venceu com categoria a ucraniana Elina Svitolina, escrevendo assim uma nova página em sua história pessoal, do tênis argentino e do Aberto da França, por ser a primeira tenista do qualifying a chegar às semifinais desta competição.

A número 131 do ranking da WTA não deu chances para Svitolina (5ª), derrotada por 6-2, 6-4 em uma hora e 16 minutos. 

“A proposta era tomar a iniciativa, não deixá-la dominar o ponto, tentar jogar o mais perto da linha”, explicou a argentina após a partida, na qual se tornou a primeira tenista de seu país a alcançar à semi em Paris desde Paola Suárez em 2004.

Podoroska enfrentará nas semifinais a polonesa Iga Swiatek (54ª), de 19 anos, outra tenista que disputará sua primeira semi em um Grand Slam, após vencer a italiana Martina Trevisan (159ª), por dois sets, parciais de 6-3 e 6-1. 

Quem avançou também às semifinais foi o compatriota de Podoroska, Diego Schwartzman, 14º do ranking da ATP.

Numa partida que durou mais de cinco horas e na qual mostrou sua tradicional garra, lutando por cada ponto, Schwartzman superou o austríaco Dominic Thiem (3º) nas quartas por 7-6 (7/1), 5-7, 6-7 (6/8), 7-6 (7/5), 6-2, avançando pela primeira vez para uma semifinal de um Grand Slam.

“Ainda estou no torneio e quero muito continuar ganhando”, avisou o argentino. 

O feito desta terça do tenista argentino foi extraordinário, pois ele superou, após mais de cinco horas dentro da quadra e com três sets decididos no tie-break, um adversário que é o atual campeão do US Open e que buscava sua terceira final consecutiva na capital francesa.

Na semifinal, o tenista da Argentina terá como adversário o espanhol Nadal, número 2 do ranking da ATP, que avançou de fase ao bater o italiano Jannik Sinner (75º), por 7-6 (7/4), 6-4, 6-1, numa partida que terminou na madrugada de terça para quarta-feira em Paris.

Apesar do horário tardio, da temperatura ligeiramente acima de 10ºC e de um primeiro set decidido por um ‘tie-break’, o dono de 12 títulos no saibro parisiense venceu os dois seguintes com tranquilidade para avançar para sua 13ª semifinal em Roland Garros.

Depois de duas horas e 49 minutos de jogo (77 minutos do primeiro set), Nadal se classificou à fase seguinte à 1h30 da quarta-feira na capital da França (20h30 pelo horário de Brasília). Nunca antes na história do Grand Slam francês uma partida terminou tão tarde. 

“Ele [Schwartzman] parte com uma pequena vantagem, isso não é algo que se deva esconder”, declarou o espanhol ao se referir ao seu próximo adversário que o eliminou recentemente no torneio de Roma.

Apenas duas vitórias separam Nadal de seu décimo terceiro título na competição disputada na capital da França, o que lhe permitiria se igualar ao suíço Roger Federer como o tenista com mais títulos em torneios do Grand Slam.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!