Onze idosos infetados por jogarem cartas ao ar livre sem máscara - Plataforma Media

Onze idosos infetados por jogarem cartas ao ar livre sem máscara

Onze contágios de covid-19 estão associados a um surto com origem num espaço público ao ar livre onde se joga às cartas, na freguesia de Meca, concelho de Alenquer.

O delegado de saúde Pompeu Balsa confirmou à agência Lusa que existem 11 casos positivos associados a um jardim numa localidade da freguesia de Meca, onde os cidadãos se encontram para conviver e jogar às cartas. “São todas pessoas reformadas e dentro da terceira idade”, adiantou, acrescentando que, dos 11, apenas dois casos têm sintomas. O surto “está controlado”, uma vez que todas as 16 pessoas que frequentavam o local foram sujeitas a testes de diagnóstico.

O primeiro caso associado ao local de convívio surgiu no dia 16, sucedendo um segundo no dia 20 e um terceiro no último sábado, o que levou as autoridades de saúde a determinar a realização de testes, na segunda e terça-feira.

O delegado de saúde alertou que as pessoas infetadas foram contagiadas porque conviviam “sem máscara”. “Se mantivessem o distanciamento físico ou usassem máscara, no caso de ser impossível estar distantes, reduzir-se-ia ou impedir-se-ia este surto”, sublinhou Pompeu Balsa, esclarecendo que, se seguirem as recomendações da Direção-Geral da Saúde, podem continuar a “encontrar-se, jogar às cartas ou assistir aos jogos”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Este artigo está disponível em: 繁體中文