Início » Aumentou a violência contra indígenas no Brasil: Há mais 150% de casos

Aumentou a violência contra indígenas no Brasil: Há mais 150% de casos

As denúncias de violência contra indígenas brasileiros passaram de 110, em 2018, para 276, em 2019 (+150%) – aponta um informe divulgado nesta quarta-feira (30), por um organismo vinculado à Igreja Católica, que pôs na mira as posições do presidente Jair Bolsonaro.

No documento, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) enumera casos de abuso de poder, ameaças de morte, racismo e discriminação, tentativas de assassinato e violência sexual.

“Os dados de 2019 mostram que os povos e seus territórios tradicionais estão sendo explicitamente usurpados”, disse em um comunicado o CIMI, vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Um dos poucos indicadores que mostraram uma redução foi o de assassinatos de indígenas, o qual, de qualquer modo, manteve-se na casa da centena. Foram 113, em 2019, contra 135, em 2018.

As invasões, a exploração ilegal de recursos e os danos ao patrimônio pularam de 109 casos, em 2018, para 256, em 2019.

“Até quando matarão os indígenas para explorar suas terras”, questionou o arcebispo e presidente do CIMI, Roque Paloschi, no lançamento virtual do informe.

“Hoje, o maior agressor dos povos indígenas e da natureza é o próprio governo brasileiro”, acrescentou.

“A intensificação das expropriações de terras indígenas através da invasão, da ocupação ilegal por parte de estranhos à comunidade (…) se consolida de forma acelerada e agressiva em todo território nacional, causando uma destruição incalculável”, reforça o texto sobre a violência contra indígenas.

O relatório afirma que muitos agressores se sentiram estimulados pela chegada de Bolsonaro ao poder, em janeiro de 2019. O presidente de extrema direita se opõe à demarcação de terras indígenas e defende a abertura de seus territórios para a exploração energética e agropecuária.

“Em algumas situações descritas no informe, os próprios invasores mencionavam o nome do presidente da República, confirmando que suas ações criminais são incentivadas por aquele que deveria cumprir a obrigação constitucional de proteger os territórios indígenas, patrimônio do país”, insiste o documento.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website