Ursula von der Leyen: "Portugal é um modelo de como seguir um rumo" - Plataforma Media

Ursula von der Leyen: “Portugal é um modelo de como seguir um rumo”

A presidente da Comissão Europeia está em Portugal para acompanhar o programa de recuperação e resiliência. Após o encontro com o primeiro-ministro, Ursula von der Leyen só teve elogios para Portugal.

“Éum modelo sobre como definir um rumo”, foi assim que a presidente da Comissão Europeia elogiou o caminho que Portugal traçou desde a crise financeira anterior e o que está a preparar para combater a económica que se abateu sobre o país por causa da pandemia.

Ursula von der Leyen lembrou que muito antes de a Europa abraçar o digital, Portugal veio mudar o seu mix de energia para formas mais sustentáveis. E a congregação da aposta no digital e no ambiente são os desafios da agenda da União Europeia.

“Há medidas que são feitas à medida de Portugal”, garantiu a responsável europeia sobre o acordo que foi conseguido para financiar os Estados na recuperação das economias. Sobretudo, disse, no que diz respeito à manutenção das empresas e dos postos de trabalho.

Ladeada por António Costa, com quem esteve reunida em São Bento e com o qual irá jantar, Ursula von der Leyen sublinhou a papel que o governo português dá à área social no seu plano de recuperação e resiliência. Ela própria estará esta terça-feira presente durante a apresentação do plano desenhado por Costa e Silva e o da União Europeia, na Fundação Champalimaud.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English 繁體中文

Assine nossa Newsletter