Magawa, o rato que deteta minas terrestres, foi distinguido por bravura - Plataforma Media

Magawa, o rato que deteta minas terrestres, foi distinguido por bravura

Foi treinado para detetar minas e “pela bravura que salva vidas” recebeu uma medalha de ouro. Este rato já descobriu 39 minas terrestres, após ser “formado” por uma associação da Bélgica.

Magawa é um rato gigante africano que foi treinado para detetar minas terrestres e no Camboja mostrou serviço. Tem sido tão eficaz que foi agora distinguido com uma medalha de ouro pela sua “bravura que salva vidas e devoção ao dever”.

Conhecido como rato herói, é o animal de maior sucesso que foi treinado pela APOPO, uma instituição com sede na Bélgica, especializada em formar animais para deteção. Desde que recebeu o treino, Magawa descobriu 39 minas terrestres e 28 munições não detonadas, limpando mais de 141.000 metros quadrados, o equivalente a 20 campos de futebol.

Foi formalmente distinguido com uma miniatura da medalha de ouro PDSA, prémio entregue anualmente por uma associação britânica de veterinária, a People’s Dispensary for Sick Animals. É o primeiro rato a receber uma medalha PDSA desde que a instituição de caridade começou a homenagear animais há 77 anos.

Até agora tinham sido premiados cães, cavalos, pombos e um gato.

Christophe Cox, presidente-executivo da APOPO, disse que a medalha é “realmente uma honra” para a instituição de caridade onde trabalha há mais de 20 anos.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English