FDCT investiu mais de 10 milhões em projectos de combate à covid-19 em Macau - Plataforma Media

FDCT investiu mais de 10 milhões em projectos de combate à covid-19 em Macau

Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia (FDCT) criou em Fevereiro um programa de apoio financeiro sobre o combate à covid-19.

Depois de uma avaliação, foram aprovadas 35 por cento das candidaturas. Passaram assim 26 projectos, dos quais 22 são de instituições de ensino superior e quatro de empresas de ciência e tecnologia, que envolvem um montante total de investimento superior a 10 milhões de patacas.

Numa conferência sobre o programa, Cheang Kun Wai, do Conselho de Administração do FDCT, avançou que até 10 de Setembro foram publicadas 27 dissertações, estão a ser solicitadas oito patentes e já foram criados 16 produtos. O programa tinha recebido 74 candidaturas, com períodos de investigação que variavam entre três meses a um ano. O montante máximo do apoio para cada projecto era de 500 mil patacas.

Seis dos planos que receberam luz verde foram ontem apresentados. Sobre o valor económico das iniciativas, Cheang Kun Wai salientou que o projecto de desinfectante bacteriano à base de nano prata, da Macau Nanometals Technology, “em muito curto prazo já conseguiu produzir um valor 300 mil patacas”. O responsável destacou ainda um projecto da MUST que usa inteligência artificial para o diagnóstico da infecção pelo novo tipo de coronavírus. A tecnologia permite distinguir a pneumonia de covid-19 dentro de 20 segundos e “saber muito rapidamente o grau de gravidade”.

Leia mais em Hoje Macau

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
AngolaEconomia

Empresas mantêm as operações apesar dos efeitos da Covid-19

AngolaEconomia

Quase metade das metas do Plano de Desenvolvimento Nacional foram atingidas

MundoPolítica

Coreia do Norte 'matou e queimou oficial sul coreano', acusa Seul

PortugalSociedade

Ministério contratou 4406 profissionais de saúde durante a pandemia. Só 164 são médicos

Assine nossa Newsletter