Início Lifestyle Bule da Ásia para todas as mesas

Bule da Ásia para todas as mesas

Pedro Emanuel Santos

Ficou celebrizado na Europa, mas antes disso muita história se contou sobre o bule, esse recipiente simples que pode ser obra de arte.

O chá, fortemente associado à cultura oriental, é o grande culpado do aparecimento do bule. Atribuídas as responsabilidades, passemos às apresentações.

O bule nasceu na China e dizem os historiadores que, por entre os século XIII e XIV, foi levado para o Japão por monges budistas. É um recipiente utilizado para servir bebidas quentes e da Ásia espalhou-se mais tarde para todos os cantos do Globo. De metal, de cerâmica, de porcelana, até de vidro, caracteriza-se por conservar o calor durante tempo considerável e, assim, garantir a qualidade e a temperatura dos líquidos que armazena.

Logo desde os seus primórdios que os bules não demoraram a conquistar estatuto. De simples utensílios para uma tarefa que pouco ou nada requeria de exigência, transformaram-se em objeto de culto. Bastou para isso que se fossem aprimorando em riqueza os materiais com que foram sendo construídos e trabalhadas as suas formas. Tornou-se quase arte, portanto. Tanto assim foi que quando os bules chegaram à Europa, no século XVII, trazidos pela Companhia Britânica das Índias Orientais juntamente com o chá, surgiram como objetos que marcavam a diferença entre classes sociais.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!