Início » Bolsonaro quer rosto do português Pedro Álvares Cabral nas notas de real

Bolsonaro quer rosto do português Pedro Álvares Cabral nas notas de real

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou ontem que gostaria de iniciar uma nova família de cédulas de real – moeda oficial do Brasil -, com o rosto de personalidades, como dos portugueses Pedro Álvares Cabral ou D. Pedro.

A preferência de Bolsonaro pelo navegador português Pedro Álvares Cabral, a quem lhe é atribuída a descoberta do Brasil, e de D.Pedro, primeiro Imperador do Brasil, também conhecido como Rei Pedro IV de Portugal, foi declarada na transmissão que o Presidente realiza semanalmente na rede social Facebook, ao comentar a nova nota de 200 reais que o Banco Central lançou esta semana.

“Alguns criticaram o lobo-guará [animal que figura na nova nota de 200 reais]. Essa cédula leva um ano para ser preparada, e ela já estava preparada. Logicamente, se tivéssemos mais tempo, começaríamos uma nova família de cédulas, como no meu tempo de garoto. Personalidades, como Pedro Álvares Cabral, D.Pedro e tantos outros que fizeram história no Brasil”, afirmou Bolsonaro.

Ao longo da transmissão no Facebook, que durou cerca de 25 minutos, o chefe de Estado abordou ainda outros assuntos, como a pandemia da Covid-19, que já fez do Brasil o segundo país do mundo com maior número de casos (mais de quatro milhões) e de mortes (quase 125 mil).

 O Governo Federal mandou fazer 250 milhões destas notas em 2000. As cédulas foram fabricadas na Austrália e foram desenhadas com doze marcas de segurança. A nota foi vista na época como uma promessa de um “dinheiro moderno”, já que duraria muito mais e seria bem mais segura contra falsificações. Porém, as cédulas saíram de circulação em 2006. O Banco Central do Brasil afirmou que a retirada das cédulas já estava prevista para acontecer, pois essa era uma nota somente para a comemoração dos 500 anos do Brasil.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!