Início » Vírus do Nilo faz três mortos em Espanha. Especialistas dizem que pode chegar a Portugal

Vírus do Nilo faz três mortos em Espanha. Especialistas dizem que pode chegar a Portugal

Joana Rei, correspondente da TSF em Espanha

Transmite-se através da picada de um mosquito e os casos apareceram na região da Andaluzia.

Chama-se vírus do Nilo, transmite-se por uma picada de mosquito e está afetar a região da Andaluzia, em Espanha, onde já provocou a morte de três pessoas: dois homens de 70 e 77 anos e uma mulher de 85. Sevilha é a zona mais afetada, com 33 pessoas infetadas e 14 hospitalizadas.

A incidência de casos na Andaluzia explica-se com a existência de aves migratórias portadoras do vírus, com as altas temperaturas e com a humidade, propícias à aparição deste tipo de mosquito. Os especialistas não descartam, no entanto, que o vírus do Nilo possa alastrar ao resto da península, Portugal incluído.

“É completamente plausível que esta doença se possa desenvolver em qualquer ponto da Península Ibérica. Está presente na Europa de forma importante há muitos anos. O último surto importante ocorreu em 2018, com mais de 2.000 casos em Itália, na Grécia e na Roménia e é de estranhar que a Península Ibérica, tanto Portugal como Espanha tenha tido tão poucos casos”, considera Marta Díaz, especialista em doenças infecciosas e medicina tropical.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!