Início Política Ex-presidente do governo do Príncipe afasta-se da vida política

Ex-presidente do governo do Príncipe afasta-se da vida política

O ex-presidente do Governo Regional do Príncipe reafirmou hoje que não será candidato às eleições presidenciais de 2021, em São Tomé e Príncipe, e vai afastar-se “por algum tempo” da vida política para se dedicar à família.

“Isso é devido a problemas pessoais e familiares. Eu tenho a minha família estruturada, mas fora de São Tomé e Príncipe, tenho alguns problemas pessoais que tenho que resolver e estou convencido que eu vou ter agora tempo e oportunidade para poder olhar para esses problemas e conseguir dar seguimento”, disse à Lusa José Cardoso Cassandra, que esta terça-feira abandonou o cargo, sendo sucedido por Filipe Nascimento.

Eleito para um quarto mandato em outubro de 2018, o ex-governante demitiu-se a meio, decisão que levou a várias especulações de que pretendia concorrer ao cargo de Presidente da República de São Tomé e Príncipe nas eleições do próximo ano, facto que refutou.

“As pessoas não podem perceber que trabalhar para São Tomé e Príncipe tem que ser sempre na política ativa, não, não. A minha vida na política ativa vai levar alguma suspensão por esses problemas que eu estou agora a anunciar e futuramente depois ver-se-á”, explicou ‘Tozé’ Cassandra, como é mais conhecido no país.

José Cassandra afirmou ainda que não tenciona concorrer às presidenciais previstas para 2021 porque não quer ser apenas “mais um Presidente”.

“Os próximos tempos exigem de todos nós mais e melhor por São Tomé e Príncipe. Não basta as pessoas virem anunciar as candidaturas, pois mais do que anunciar as candidaturas devem dizer o que é que pretendem fazer no exercício da Presidência”, defendeu.

O problema da falta do emprego, a situação sanitária, saneamento, reforma da justiça são questões para as quais devem ser encontradas soluções partilhadas com o Governo, liderado por Jorge Bom Jesus, sustentou.

Prometeu apoiar o novo Presidente, Filipe Nascimento, e lamentou não ter conseguido executar três projetos que propôs realizar durante os seus mandatos: um porto acostável, deixar a funcionar as energias renováveis e a amarração do cabo submarino à ilha do Príncipe.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!