Fortnite retirado das lojas de aplicações da Google e Apple - Plataforma Media

Fortnite retirado das lojas de aplicações da Google e Apple

A Apple e a Google deixaram de disponibilizar na quinta-feira o Fortnite das lojas de aplicações, depois da Epic Games, empresa que criou o jogo, incentivar os jogadores a pagar-lhe diretamente as comissões e assim contornar as taxas exigidas pelas duas gigantes tecnológicas.

A criadora do Fortnite deveria pagar às plataformas de download de aplicações (App Store e Google Play Store) uma comissão de 30% sobre as transações dos clientes. Porém, a Epic Games instalou um método de pagamento alternativo, que permite aos jogadores poupar dinheiro ao evitar sistemas determinados e obrigatórios das gigantes tecnológicas.

“Hoje, a Epic Games tomou a infeliz decisão de quebrar as regras da App Store, que se aplicam a todas as empresas e são projetadas para manter a loja segura”, afirmou a Apple à AFP. “Como resultado, o Fortnite foi retirado da loja.” As pessoas que utilizam dispositivos Apple poderão continuar a jogar Fortnite, mas não vão receber mais atualizações.

Em resposta, a Epic Games decidiu levar a Apple a tribunal. A empresa acusa a gigante tecnológica com sede na Califórnia de abuso de posição dominante e práticas “anticompetitivas”. “A Apple é maior, mais poderosa e mais perniciosa que os monopólios de antigamente”, afirma a denúncia apresentada na quinta-feira a um tribunal federal.

Leia mais em Jornal de Notícias

Assine nossa Newsletter