Um grupo de 21 migrantes foi hoje intercetado pela GNR na praia da Ilha do Farol, em Faro, confirmou à agência Lusa fonte do Comando-Geral desta polícia. Segundo o Comando Geral da GNR, ainda serão dados mais pormenores sobre a operação.
“Foram intercetados pelo Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão [da GNR] 21 migrantes na praia da Ilha do Farol numa embarcação”, disse o Comando-Geral da GNR.
A Lusa contactou várias vezes o Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão durante a noite, que se limitou a dizer que não sabia quando seria possível prestar declarações. Apesar de as autoridades remeterem para mais tarde pormenores sobre estes migrantes, nomeadamente sobre a sua nacionalidade, a CMTV e a TVI noticiaram esta noite que se trataria de pessoas oriundas de Marrocos.
Em junho, dois grupos de migrantes desembarcaram também no Algarve. Uma embarcação com um grupo de sete migrantes, alegadamente de origem marroquina, desembarcou ao largo de Olhão. Uma outra embarcação, desta vez com 22 migrantes oriundos no Norte de África, foi intercetada quando as pessoas se preparavam para desembarcar na Praia de Vale do Lobo, no Algarve.
Em janeiro, um outro grupo de 11 migrantes tinha chegado à costa algarvia, antecedido de uma embarcação com oito homens, em dezembro de 2019.