Início Grande Baía Governo não prevê vaga de turistas após abrir com Guangdong

Governo não prevê vaga de turistas após abrir com Guangdong

Diana do Mar e Fátima Valente

O Governo não antecipa um grande fluxo de visitantes da China. Isto apesar de, a partir das seis da manhã, quem chegar da província de Guangdong ter apenas que apresentar comprovativo em como testou negativo à COVID-19. Foi o que afirmou a directora do Gabinete de Comunicação Social, Inês Chan, na conferência de imprensa convocada esta tarde para esclarecer as novas medidas.

“Quanto aos vistos individuais e de excursões ainda não temos informações sobre isto, num curto espaço de tempo não estamos a contar com a vinda de muitos turistas da China”, afirmou.

A nova política é recíproca – ou seja os residentes de Macau também podem cruzar a fronteira mediante um teste negativo – escapando à quarentena. Mas neste caso há, no entanto, limitações. O sistema de marcação para fazer o teste só aceita até 5000 pedidos por dia. Alvis Lo Iek Long, da direcção do hospital Conde de São Januário, indicou que hoje as vagas esgotaram em apenas três minutos.

Macau tem capacidade para fazer 16 mil testes diários, mas a ideia é evitar riscos na fronteira com a previsão de um maior fluxo de pessoas.

Leia mais em TDM

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!