Câmara aprova projeto lei para transformar Washington D.C. em estado - Plataforma Media

Câmara aprova projeto lei para transformar Washington D.C. em estado

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou, sexta-feira, legislação que concede estatuto de estado a Washington D.C., desde que foi criada há mais de 200 anos.

O projeto foi aprovado numa votação altamente partidária de 232-180 na Câmara liderada pelos democratas.

Collin Peterson, do estado do centro-oeste de Minnesota, foi o único democrata a votar contra a lei. Todos os republicanos da Câmara se opuseram e o legislador independente, Justin Amash, de Michigan, também votou não.

A Casa Branca e os republicanos que controlam o Senado já manifestaram sua oposição à medida, tornando o voto na Câmara amplamente simbólico.

Introduzido por Eleanor Holmes Norton, membro não votante da Câmara de Washington, o projeto reduziria a capital do país a uma pequena área que abrange a Casa Branca, os edifícios do Capitólio, o Supremo Court e outros edifícios federais ao longo do National Mall.

O resto da cidade se tornaria o 51.º estado dos EUA, chamado Washington, Douglass Commonwealth, em homenagem ao abolicionista Frederick Douglass, de acordo com o projeto.

Com o estado, o projeto concederia a D.C. dois senadores e tornaria o único representante da Câmara um membro votante.

No entanto, é improvável que ganhe força no Senado, já que o presidente Donald Trump disse que vetaria a lei se ela chegasse à sua mesa.

Os legisladores republicanos criticaram a lei como uma “tomada do poder” democrata, citando as inclinações partidárias divergentes de moradores da capital dos EUA.

“D.C. nunca será um estado”, disse Trump em entrevista ao New York Post no mês passado.

“Você quer dizer o Distrito de Columbia, num estado? Porquê? Para que possamos ter mais dois senadores democratas e mais cinco congressistas? Não, obrigado. Isso nunca vai acontecer”, disse Trump durante a entrevista.

Washington, D.C., formalmente Distrito de Columbia e também conhecido como D.C. ou Washington, foi fundado em 1791 após a Revolução Americana como sede do governo do país recém-independente sob o Ato de Residência assinado em 1790.

Artigos relacionados
MundoPolítica

Audiências sobre ataque ao Capitólio dos EUA suspensas no meio de enxurrada de novas evidências

MundoPolítica

Comité do Congresso dos EUA analisa pressões de Trump para reverter eleições

Política

Zelensky "grato" por "importante" nova ajuda militar dos Estados Unidos

Política

Kremlin diz que Rússia e EUA estão num ponto de confronto "muito quente"

Assine nossa Newsletter