Início Angola FLEC lança “comunicado de guerra” para reivindicar morte de 13 soldados em Cabinda

FLEC lança “comunicado de guerra” para reivindicar morte de 13 soldados em Cabinda

A Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) reivindicou a morte de 13 militares das Forças Armadas Angolanas (FAA), em confrontos naquele enclave, que provocaram ainda a morte de dois militares seus.

Num designado “comunicado de guerra”, tornado público hoje, a FLEC afirma que os confrontos aconteceram na manhã de sábado, 06 de junho, nas vilas de Macama-Nzila e Ndongo Buba, zona fronteiriça entre Cabinda e a República Democrática do Congo.

Segundo a FLEC, os confrontos com “armas pesadas” resultaram de uma vasta ofensiva lançada pelas FAA contra a posição das Forças Armadas Cabindesas (FAC) e se estenderam até outras aldeias fronteiriças, a 30 quilómetros de Cabinda, até as 09:00 de domingo.

“O objetivo da operação angolana era de capturar um oficial superior das FAC, infelizmente eles caíram em unidades especiais dos comandos da FLEC/FAC”, lê-se no comunicado.

O documento assinala a “morte em combate de dois comandos das FAC, nomeadamente um comandante operacional e o seu guarda-costas, de 13 soldados das FAA, que registaram também 11 feridos”.

Na sequência dos combates, adianta a FLEC, as Forças Armadas Cabindesas recuperaram “várias armas de guerra e medicamentos abandonados pelos soldados angolanos na floresta do Maiombe”.

De acordo com a mesma informação, também foram realizados intensos combates na fronteira com o Massabi, por volta das 17:00, e soldados angolanos terão feito uma incursão no território da República do Congo e matado cinco pessoas.

No comunicado, a FLEC refere que Cabinda “é um território ilegalmente invadido por Angola e a população local está sob terrível opressão por parte do Governo angolano”.

“Os cabindeses são refugiados em seu próprio território e querem uma solução negociada pela voz do diálogo”, observa-se no documento, assinado pelo general António do Rosário Luciano, porta-voz do Estado-Maior-General das FAC.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!